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quinta-feira, 16 de junho de 2011

WebQuest

O que é WebQuest?
WebQuest é uma metodologia de pesquisa na Internet, voltada para o processo educacional, estimulando a pesquisa e o pensamento crítico. É um modelo extremamente simples e rico para dimensionar usos educacionais da Web, com fundamento em aprendizagem cooperativa e processos investigativos na construção do saber, engajando os alunos e os professores num uso da Internet voltado para o processo educacional, estimulando a pesquisa, o pensamento crítico, o desenvolvimento dos professores, a produção de materiais e o pensamento crítico e protagonismo juvenis.
Projeto de Aprendizagem

Projeto de Aprendizagem é uma proposta construtivista que tem como propósito promover aprendizado através de um enfoque baseado em indagações para engajar os alunos com questões e conflitos que sejam ricos, reais e relevantes. Dessa forma, os projetos de aprendizagens baseia-se no princípio do aprender a aprender e não o de ensinar. Esses projetos sempre valorizam:
  • As indagações dos alunos e do conhecimento que eles já têm;
  • A colaboração/cooperação interna e externa (diversidade);
  • Alunos e professores, tornando-os aprendizes;
  • A construção do conhecimento interdisciplinar, em ambientes informatizados. Formas autônomas de criação, comunicação e expressão nas Ciências, Artes e Técnicas;
Atribuição dos alunos
  • levantar hipóteses;
  • analisar, organizar e selecionar informações para tomada de decisões conscientes;
  • desenvolver novas formas autônomas de criação, comunicação e expressão nas Ciências, Artes e Técnicas;
  • intuir, refletir e imaginar; ser solidário e cooperativo.

Atribuição dos professores
  • orientador, desafiador; aprendiz;
  • pesquisador; inovador;
  • autônomo.
Veja mais: Projeto de Aprendizagem


Tema e Questão de Investigação


Um projeto de aprendizagem precisa ter uma temática. Então, o tema do seu projeto é justamente esse campo de conhecimento, em que você deve buscar a resposta daquilo que você quer saber. O tema não é “o que você quer saber” (Questão de Investigação). O tema é a área que você deve investigar para chegar às respostas.
Exemplo: Tema: “Água”, uma das questões de investigação seria “Porque a água é tão importante na nossa vida?” Podemos ter diversas questões de investigação relacionadas ao mesmo tema. Outra questão de investigação para este mesmo tema pode ser “Nossas fontes de água potável são inesgotáveis?” ambos estão relacionadas ao tema, nesse caso teríamos dois dois projetos distintos, já que cada questão de investigação gera um projeto diferente.

Fonte: Introdução a Educação Digital. 2009, pg 53.


Certezas e Dúvidas Provisórias

Os projetos de aprendizagem, são iniciados pelas certezas provisórias e dúvidas temporárias dos aprendizes, vinculando aos seus saberes prévios. Estas certezas correspondem o que naquele determinado momento da aprendizagem os alunos tomam como verdade sobre um assunto. As dúvidas são o que eles gostariam de aprender a mais sobre o assunto. Nada impede, e provavelmente irá ocorrer, que no percurso dos projetos muitas dúvidas tornam-se certezas e certezas transformam-se em dúvidas; ou, ainda, geram outras dúvidas e certezas que, por sua vez, também são temporárias, provisórias”. (FAGUNDES, 1999, p. 17).
 
Após a definição do tema/problema, certezas provisórias e dúvidas temporárias, parte-se para o desenvolvimento do projeto de aprendizagem através de pesquisas, busca de informações. Não é objetivo de um projeto de aprendizagem fazer com que o aluno apenas copie informações, o que não modificaria o enfoque transmissivo praticado em sala de aula. Segundo Fagundes, buscar a informação em si, não basta. É apenas parte do processo para desenvolver um aspecto dos talentos necessários ao cidadão. Os alunos precisam estabelecer relações entre as informações e gerar conhecimento”. (1999, p. 23).
 
Trecho extraído do artigo “Metodologia de apoio ao processo de aprendizagem via autoria de objetos de aprendizagem por alunos” de Juliano Tonezer da Silva, Léa da Cruz Fagundes, Marcus Vinicius de Azevedo Basso, CINTED-UFRGS, julho, 2008. Disponível no site: www.cinted.ufrgs.br/renote/jul2008/artigos/1e_juliano.pdf
Exemplos de Certezas e Dúvidas para a questão de investigação “Nossas fontes de água potável são inesgotáveis?”
 
Exemplos de Certezas Provisórias:

“Nós não sobrevivemos sem a água.”
“Existe 30 vezes mais água salgada do água doce.”
Exemplos de Dúvidas Provisórias:
“Mesmo com o racionamento de água doce, ela acabará futuramente?”
“Por que toda a água do Planeta não é salgada?”


Quem Somos

Tony Silva
Evanylton Oliveira
Antonio Marques
Antonio Batista

Metodologia
São as medidas relacionadas às ações e execuções do projeto. De forma colaborativa, integrada e multidisciplinar.

Avaliação
Os professores e organizadores devem definir como serão feitas o acompanhamento e avaliação das etapas do projeto, como serão medidos os efeitos do projeto? como será transmitido o que se aprendeu?

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