Ads 468x60px

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Sera esse o fim da liberdade na internet?

imageÉ pessoal a coisa ficou feia, será que vai ser o fim de compartilhamento de arquivos via internet? Se isso acontecer diga Adeus a Animes, Músicas, Filmes, Jogos e outros. A unica solução possível seria só em via Torrent?

Após grandes investidas da indústria de entretenimento, o governo americano por sua vez resolveu se mobilizar a favor da indústria.
No dia 19 de janeiro, a internet parou após o fechamento do maior site de compartilhamento de arquivos da história da internet até os dias de hoje. O FBI e o Governo americano, após várias investidas de combate a pirataria, acabou entrando em ação.

Tal caso teve uma repercussão gigantesca na internet no geral, que chegou a ser noticiado até por grandes redes de informação, desde jornais, revistas, até a televisão.
Vários manifestos foram feitos e ainda estão sendo feitos. O conhecido grupo hacker “Anonymous” efetuou vários ataques em sites governamentais, tendo apoio de outros braços estabelecidos em vários países, que acabaram realizando um blackout na internet, colocando todos os sites governamentais e das indústrias de entretenimento, que são as cabeças de todo o caos gerado na internet.

Após várias notícias sobre a apreensão dos responsáveis do megaupload, vários outros sites de compartilhamento do mundo entraram em desespero, o medo foi imenso, alguns sites chegaram a limpar todo o seu acervo de arquivos hospedados, um exemplo disto é o VideoBB e o VideoZer. Demais servidores, desativaram o compartilhamento de arquivo, permitindo somente o usuário baixar arquivos de sua própria conta, que é a situação do FileSonic. Outros já apelaram para o cancelamento do sistema de recompensas, foram extintos os pagamentos para ganhos com downloads de arquivos hospedados em seus servidores.

A situação chegou a um nível que muitos não têm certeza do que irá acontecer daqui pra frente, mas as esperanças estão bem restritas.
Após todo o problema o governo americano pediu apoio das demais nações que possuam tais servidores de compartilhamento em seu território. A Europa por sua vez, entregou tudo de bandeja ao FBI, deram total liberdade, agora todos os sites transgressores irão responder de acordo com a lei americana. Já outros como Japão, China e Korea deram um NÃO.

Ainda há esperança para sites do gênero, porém, só serão prósperos se forem hospedados em territórios do Japão, China e Korea.
Infelizmente, nenhuma certeza se tem se realmente os sites de compartilhamento irão acabar em sua maioria. Mas mesmo que não acabem, passaremos por um longo período de vacas magras. O conteúdo infrator pode chegar a ser extinto em grande maioria, mesmo que temporariamente.Segue abaixo a situação dos principais servidores atualmente:

Serviço Situação
MegaUpload Fechado.
FileServe Fechando não vende Premium.
FileJungle Excluindo arquivos. Bloqueado nos EUA.
UploadStation Bloqueado nos EUA.
FileSonic as notícias estão arbitrarias (sob investigação do FBI).
VideoBB Fechado! deve sumir em breve.
Uploaded Banido dos EUA e o FBI vai atras dos donos que sumiram.
FilePost Deletando todo material (so vão deixar executaveis, pdfs, txts)
VideoZer Fechando e bloqueado nos paises afiliados aos USA.
4shared Excluindo arquivos com copyright e aguarda na fila do FBI.
MediaFire Convocado a depor nos proximos 90 dias e tera de abrir as portas pro FBI
Torrente org Poderá sumir com tudo em até 30 dias e esta sob investigação criminal”
Rede Share mIRC Aguarda a decisão do caso Torrent para continuar ou encerrar tudo.
KoshiKO Operando 100% japão não ira aderir ao SOPA/PIPA
Shienko Box Operando 100% china/korea não irão aderir ao SOPA/PIPA
ShareX BR / grupo UOL / BOL / iG Dizem que não irão aderir ao SOPA/PIPA
Rapidshare Só com conta premium e termo de responsabilidade com seu CNPJ para upar arquivos superiores a 100mb (ou seja quem se “fode” com o FBI é o uploader)
MediaFire Pode cair a qualquer momento, é o melhor share dos ultimos 2 anos, não entendi sua reclamação.
Mirror Creator e Multiupload São quase a mesma coisa e estão na Blacklist do FBI “Os seus dono já estão intimados a depor no FBI desde quarta-feira mas sumiram do mapa

Fantasma do SOPA ainda vive, e agora se chama ACTA
Acordo internacional assinado em segredo prevê leis mais rígidas para defesa de direitos autorais e combate à pirataria.

No último final de semana, enquanto o mundo respirava aliviado após o arquivamento do SOPA, um grupo de países que inclui o Estados Unidos, Canadá, Japão, Austrália e Nova Zelândia assinou o ACTA. O pacote que também prevê leis mais rígidas para defesa de direitos autorais e combate à pirataria é menos abrangente que a lei americana, mas igualmente incisivo.

Tomando apenas o lado dos detentores e criadores de conteúdo, o Anti-Counterfeiting Trade Agreement (Acordo de Comércio Anti-Pirataria) estipula que os países signatários criem leis nacionais mais rígidas, que garantam a retirada de conteúdo ilegal da internet. Para isso, a privacidade de usuários pode ser invadida e o infrator pode se ver obrigado a ressarcir parcelas de lucro, além de receber multas e penas legais.

O ACTA também aumenta a gravidade de crimes como a gravação de imagens a partir de telas de cinema ou a quebra de mecanismos de DRM, que garantem a legitimidade dos conteúdos executados pelos usuários. A vigilância na distribuição física de conteúdo pirateado também seria intensificada.

Para o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o ACTA é um segredo de segurança nacional. Isso explica o porque o projeto seguiu – e continua correndo – em segredo, com partes de seu texto sendo liberados por meio de vazamento na internet. De acordo com especialistas, o pacto pode ser empurrado para os países mais pobres em troca de vantagens comerciais.

Segundo o Itamaraty, o Brasil não assinará o ACTA. De acordo com Kenneth Félix Haczynski, diretor da Divisão de Propriedade Intelectual do órgão, o pacto tem pouca legitimidade por ter sido negociado de forma restrita. Segundo ele, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o acordo não deve ser imposto ao nosso país.

0 comentários: